quinta-feira, outubro 05, 2006

A Acta


- Olá! Por cá a fazer o quê?
– Não me digas nada, vim fazer uma Acta...
– Heish, coitada... A Acta é gordinha?
– Achas?! É muito magrinha! Sem rabo e com muito pouco peito.
- Ah... Estou a ver, muito picuinhas... Muito rigorosa... De cabelo preto muito escorrido, um bocadinho oleoso.
– Exactamente. Usa óculos.
- A que restaurantes é que ela irá?
– Não sei, mas não vai a tascas e quando pede arroz pergunta sempre se é aberto ou fechado.
- Hum... Estou a ver. A Acta é daquelas que se tropeça, fica muito corada e olha muito à volta para ver se alguém reparou.
- E que espirra para dentro. Tchim.
- Acho que a vi uma vez, com uma amiga, no Duq´s. Estava a beber um tango, porque só consegue beber cerveja com groselha. Um só, senão fica tonta. Ás vezes também bebe com 7 up.
- Sabes, a Acta, quando chega atrasada ao escritório, vai ter como patrão e diz que vem, eventualmente, se não estiver a atrapalhar, pedir desculpas, nomeadamente, pelo atraso – e ajeita os óculos, devagarinho, enquanto espera pela resposta.
- Normalmente, os atrasos acontecem porque a acta não passa um sinal amarelo. É proibido. E as rotundas fazem-se por fora, mesmo que se queira sair na última saída. A Acta tem que ir dando passagem a quem vai saindo, portanto, as rotundas, fá-las sempre aos soluços. É muito prudente.
- Um dia apanhou uma carroça, numa despedida de solteira duma prima, e foi cantar para o karaoke "La vida locca" do Ricky Martin. Na semana seguinte, não teve coragem de sair de casa.
- E hobbies?
– Sim, é muito certeira, joga às setas.
- Os pais chamavam-lhe um nome que a deixava muito embaraçada, era... Tactinha! Ela respondia sempre com uma tossezinha.
- A acta percebe sempre tudo, não é?
– Ela nunca percebeu muito bem o que é que se ia fazer à feira popular. Mas foi uma vez e andou num carrossel, num unicórnio branco.
- A Acta vai ao cinema, de vez em quando. Na última vez foi ver a música no coração - soube que estavam a passar outra vez e ficou bastante contente.
- Ela faz colecção de qualquer coisa, não faz?
- Sim, de bruxinhas de loiça. Também gosta de ter outros bonequinhos de loiça que não sejam bruxinhas, por exemplo, gosta de receber sapos pequeninos. Tem uma estante cheia de bonequinhos engraçados.
- Ela tem peluches no quarto...
- Tem muito o hábito de escrever a tapar a folha. Apanhou-o no liceu – tinha que estar sempre a tapar o seu teste, não fosse alguém querer copiar.
- Um dia teve uma negativa, a educação visual – nunca teve muito jeito – mas enterrou o desenho no jardim e nunca disse a ninguém. Guardou o segredo a sete chaves.
- Nunca a vi com nenhum homem, será casada?
- Não!
- Tem ao menos algum animal de estimação?
- Não pode... É alérgica...
- A Acta cheira a quê?
- A môfo.

Conversa NIN


Sem comentários: